27 fevereiro 2007

Profissão: problogger

Se você já acha dificil explicar para sua avó o que é ser um webdesigner, tente explicar o que é um problogger. Pro= profissional, Blogger= blogueiro, ou seja, um blogueiro profissional. Isso mesmo, tem gente ganhando grana com blogs. E não é pouca não. Segundo a entrevista que o site papo de homem fez com o problogger Rafael Slonic, esses ganhos podem chegar a até R$4.000,00. Interessante não?
Quer saber a fórmula mágica? Veja abaixo nas palavras do próprio Rafael como ele fez para monetizar seu blog Novo Mundo.

O blog existe há 2 anos. A primeira postagem foi realizada no dia 22 de agosto de 2004. No início o blog servia para mostrar as coisas que encontrava por aí para os amigos. A coisa se tornou séria em Setembro de 2006. A idade do blog influi muito no posicionamento em buscadores como o Google e o Yahoo!.

887 postagens. Um dos segredos para uma boa visitação é o número de postagens, que aliado ao tempo de vida e aoPagerank do blog me dá boas posições em buscadores.

Pelo menos uma postagem por dia. A regularidade de manter pelo menos uma postagem por dia fez o número de visitantes que voltam ao blog crescer de 4% para 17%. Além disso essa regra me faz ter pelo menos 365 páginas de conteúdo a mais a cada ano.

Aulas de produção de texto. Devo boa parte da minha habilidade com a escrita à uma disciplina de Produção de Texto que fiz na faculdade. Levei a sério, li alguns livros a respeito de lingüistica, treinei e tudo me fez perceber que não existe o escrever certo e o errado como a gramática prega. O que vale é passar as idéias através de um amontoado de palavras.

Conteúdo Original. Um dos insights que demora para ser pego pelos blogueiros é que eles precisam criar conteúdo original. Quando começei a escrever postagens trazendo novidades os elogios começaram a chegar.

Wordpress. A plataforma Wordpress, sobre a qual o novo-MUNDO respira foi essencial na caminhada. Além da otimização para buscadores vir de fábrica, a maleabilidade dos dados me permitiu migrar diversas vezes de endereço sem perder todas as postagens anteriores.

Adsense. A principal forma de monetização do blog é o programa Google Adsense. Ele permite que os anúncios tenham relação com o conteúdo fazendo deles também conteúdo para o usuário final. Apesar das dificuldades com pagamentos é de longe o melhor programa disponível para blogs.

Agora vou colocar dois pontos que pretendo dar atenção no decorrer do blog:

Plano B. Ter um estepe é essencial. Diversos problemas podem surgir no meio do caminho e derrubar 70% dos seus ganhos de uma hora para outra, como acontece por exemplo quando o Google o considera praticante de certas técnicas obscuras de otimização chamadas de black hat.

Outro ponto são os programas de monetização. O Google Adsense costuma eliminar editores sem explicações. É claro que eles só vão te excluir se práticas em desacordo com os termos de serviço estiverem sendo praticadas. Mas por vias das dúvidas é essencial saber como proceder em caso de exculsão de programas de monetização.

Então é preciso saber antecipadamente como proceder nesses casos. O ideal é ter vários sites com renda proveniente de vários programas de afiliados ou anúncios.

Diversificar a renda. Estou com alguns projetos em andamento que visam diminuir a porcentagem de ganhos do novo-MUNDO do total de ganhos com minhas atividades. Um ou outro se mostra promissor, mas é preciso muito mais que esforço e trabalho para que um blog começe a render dinheiro, é preciso tempo. Por isso só vou saber se realmente estes projetos estão no caminho certo com alguns meses.

Veja mais em: Blog verde

Nenhum comentário: