28 março 2009

Uso multimídia do celular cresce no Brasil



Cadavez mais o brasileiro utiliza o celular para enviar/receber images e acessar vídeos e músicas. Essa foi uma das principais conclusões da 4ª Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação no Brasil (TIC Domicílios 2008) que mais chamou a minha atenção.

Divulgadonesta quinta-feira para a imprensa, é a primeira vez que o estudo, que é publicado anualmente, inclui a análise da área rural brasileira.

Mesmocom uma grande parte da população utilizando planos pré-pagos (91%), entre 2005 e 2008, subiu de 4% para 24% a utilização do celular para envio ou recebimento de imagens e de 9% a 23% para acessar músicas e vídeos, o que demonstra um uso mais multimídia do celular por parte dos brasileiros. Esse crescimento foi mais acentuado entre 2007 e 2008, talvez consequência das conexões 3G e da entrada de celulares mais potentes no mercado.

Outrodado interessante é a consolidação e estabilização das LAN houses como principais locais de acesso à internet no Brasil (48%), seguido de casa (42%), casa de outra pessoa (22%) e local de trabalho (22%). Os telecentros, por sua vez, vistos até pouco tempo atrás como baluartes da inclusão digital no Brasil, têm porcentagem de apenas 3%.

Notebooksestão cada vez mais presentes nas casas das classes A e B. Esse crescimento foi de 1% para 3% entre 2005 e 2008, o que demonstra uma preocupação com portabilidade e mobilidade na hora de comprar um novo computador.

Sobreo uso da internet na área rural, primeira vez que essa análise foi incluída no estudo, não existem muitas diferenças em relação à área urbana. A maioria acessa a internet em LAN houses (58%) e entre as principais atividades de comunicação estão:

1)Enviar e receber emails (falaram por aí que os emails estão mortos?)
2) Acessar e participar de sites de relacionamento (Orkut).
3)Enviar mensagens instantâneas (MSN, Google Talk etc).

Atualizar ou acessar blogs fica somente em 5º lugar.

Essemesmo cenário de uso é seguido por usuários que são residentes das áreas urbanas no Brasil, mas com diferenças pequenas de porcentagens.

Quemquiser dar uma olhada no estudo completo, ele está aqui, no site do Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), responsável pela pesquisa.

Copy paste do Tiago Doria.

Um comentário:

Diario da Fafi disse...

Oi Vitor

Queria te deixar um beijinho pelo seu comentário lá no poema dia.

Essas coisas acontecem.

A unanimidade é uma merda, você não acha?

Carinhos.