24 junho 2009

Bjometwitta

O Twitter ficou pop. Saiu do papo de puff das agências bacanudas e caiu no boteco da esquina.
Qual a consequência disso?
A ferramenta de microblogging passou de "coisa nerd" para oportunidade de negócio, ou seja, as empresas resolveram utilizar o Twitter em suas campanhas publicitárias. Como? Das mais diversas maneiras:

- Basicão, mandando notícias sobre a empresa e produtos, como @KelloggsBR basicão, mas presente.

- Como outro ponto de contato para participar de um concurso cultural, atigindo um público que talvez não conhecesse o projeto de outra maneira, como o @perdendoagora - você manda um reply com uma frase criativa sobre o que você está perdendo agora, as melhores frases levam TVs LG Time Machine que gravam a programação e não deixam você perder nada.

- Aproveitando das Direct Messages para mandar "mensagens anonimas" como @correioelegante que partiu de uma brincadeira já conhecida mas que casou muito bem com a campanha e aproveitou bem as funcionalidades do Twitter - o xavequeiro manda seu xaveco para o perfil da ação por DM e o @correioelegante manda a mensagem para o alvo sem dizer quem mandou, aproveitando-se do fato de que todos recebem reply e 140 caracteres é suficiente para uma boa cantada.

- Utilizando a agilidade do Twitter, como @LGTopMount que, junto do hotsite, faz streaming de um refrigerador cheio de guloseimas e a partir do Twitter os pratos são anunciados e liberados, sendo que o primeiro reply (na cidade de SP) ganha a comida e recebe em casa em até 24 horas.

Mas é lógico que além de ações publicitárias o Twitter continua mantendo a sua funcionalidade de... ahn... bom, podemos não saber exatamente pra que esse passarinho (ou baleia) serve, mas ahhh ele diverte a galera com perfis como @bonecaodoposto (\o\) e @fanho. Ah e se você ainda acha esse negócio de Twitter coisa de gente desocupada, dá uma olhada no @trampos e vê quanta oportunidade de emprego rola por ali!

Tem de tudo no Twitter, só falta saber pra quê você quer usá-lo.

Bjometwitta.
(Originalmente postado no Ice Cream)

Um comentário:

Mader disse...

Ah que saudades de você em Sala de Aula, Dona Renata Rolim!
Aliás, fica o convite para este segundo semestre na espm: uma aula pra conversar sobre, expor casos e falar de estratégias twitter, topa?
[ ]'s
Renato Mader