05 agosto 2009

A transparência que fideliza (By Julia Gil)

Não é gostoso quando você ganha alguma coisa do nada?

Lembro-me de um período no qual uma famosa rede de restaurantes fazia ações promocionais com as sobremesas do cardápio. Funcionava assim: você pedia, por exemplo, um frozen yogurt. Se, no meio dele, você encontrasse uma asinha (símbolo da rede) levava na hora diversos brindes, de camisetas até um jantar grátis.

Lá em 2004, durante um almoço com amigas, decidi pedir uma sobremesa. Dentro dela, para minha sorte, veio uma asinha premiada (que quase comi, pois era uma espécie de bolacha). Entreguei ao garçom a bolacha meio molenga e babada e em troca recebi um cartão de papel, que dava direito a um jantar de graça para mim e um acompanhante (era o que estava escrito em letras grandes, bem no meio do cartão).

Não demorei 4 dias para retornar ao estabelecimento e curtir meu prêmio. Tivemos que ir durante a semana, pois o garçom havia me alertado que a promoção era válida apenas de segunda à quinta-feira. Cheguei ao local, acompanhada do meu marido (namorado, na época), apresentei o cartão ao garçom, que foi logo me alertando:

Esse cartão é válido somente para o prato e sobremesa. Não estão inclusos bebidas, couvert e os 10%

Fiquei fula da vida. Perguntei então o porquê de estar escrito: “vale 1 jantar” no cartão e não “vale 1 prato e sobremesa”. Ele virou o cartão e me mostrou, em letras minúsculas, o que havia acabado de dizer.

Naquele dia fui devidamente apresentada as famosas ressalvas da promoção.

Nestas férias de julho fui com meu marido e amigos na inauguração do The Fifties do Shopping Pátio Paulista. Estavam anunciando que os 1000 primeiros clientes do dia ganhariam de brinde um retorno de graça ao restaurante. O infame jantar de 2004 me veio a cabeça e pensei: “isso é mais do mesmo.”

Na saída do restaurante recebemos uma caixinha azul. Dentro dela vinha um chaveirinho e um cartão com uma mensagem bacana, como vocês verão abaixo:

DSCN1228 (link)

Emocionada, mas desconfiada de tanta esmola dada pelo santo, procurei por asteriscos no cartão, com a famosa “ressalva da promoção” (válido de tal dia a tal dia, apenas no horário x, prato y, blábláblá) assegurando então de que se tratava de outra promoembromation:

DSCN1230 (link)

Como podem ver, nada de ressalva, nem de asterisco.

Neste fim de semana voltei ao estabelecimento com a família, meio incrédula, para usar o cartão. Mostrei o giftcard e perguntei o que estava incluso (talvez valesse um trio hambúrguer, batata e coca). Ele deu um sorriso e respondeu:

Tudo, senhora. Hoje é por nossa conta!

Tudo. Tudo MESMO: milkshake, batatas fritas, saladas, onion rings, sanduíches e sobremesas à vontade!! Saímos de lá praticamente rolando, sem gastar um real e muito satisfeitos, tanto com a comida quanto com o atendimento que nos foi prestado.

Obrigada, The Fifties. Não pela quantidade de comida saborosa que ingeri, mas por terem cumprido a risca o que prometeram. Foram transparentes. Criaram uma expectativa e tangibilizaram na entrega.

Se a intenção era fidelizar, conseguiram. Valeu cada quilo engordado!
(via blah feelings)

Nenhum comentário: